Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Marca da FCS - Faculdade de Ciências Sociais

Ementas

Atualizado em 06/06/16 15:11.

História Mundial

Carga horária: 30 horas

Docente responsável: Carlo Patti

Docentes participantes: Hugo Tomazeti

Ementa:

História e ideias econômicas. Movimentos operários e de independência, revoluções burguesas e revoluções no século XX. Evolução da ordem internacional, rivalidades coloniais, guerras, acordos de paz, organizações internacionais, e ascensão e queda de grandes potências. A política externa dos EUA na América Latina, Pan-Americanismo, acordos regionais e integração latino-americana. Ideias e regimes políticos, identidades, a construção dos Estados nacionais, nacionalismo, socialismo, democracia, fascismo, comunismo. Transformações culturais e movimentos artísticos.

Bibliografia básica:

HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

HOBSBAWM, Eric J. A Era do Capital 1848-1875. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). 2. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Impérios 1875-1914. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

SARAIVA, José Flávio Sombra (Org.). Relações Internacionais: dois séculos de história – entre a ordem bipolar e o policentrismo (de 1947 a nossos dias). Brasília: IBRI, 2001

 

História do Brasil

Carga horária: 30 horas

Docente responsável: Rogério Lustosa Victor

Docentes participantes: Giovanni Okado

Ementa:

Tópicos da história do Brasil. Configuração territorial do colonialismo português. Tratado de Madri e Alexandre de Gusmão. O processo de independência e o Brasil como sede do Estado monárquico português. O Primeiro Reinado (1822-1831) e a Constituição de 1824. A Regência (1831-1840) e revoltas provinciais. O Segundo Reinado (1840-1889), a questão da escravidão e a crise do Estado Monárquico. A Primeira República (1889-1930), o regime oligárquico e a crise dos anos 1920. A Revolução de 1930, a Era Vargas (1930-1945), a Constituição de 1937, industrialização e legislação trabalhista. A República Liberal (1945-1964), a Constituição de 1946, industrialização e urbanização. O Regime Militar (1964-1985) e os processos de transição política. A Constituição de 1988, política, sociedade, cultura e economia no Brasil contemporâneo. Evolução da cidadania no Brasil (1822-2010). História dos partidos políticos brasileiros (1822-2010). Sociedade e cultura brasileiras nos séculos XIX e XX.

Bibliografia básica:

BORIS, Fausto. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.

CARDOSO, Ciro Flamarion, Santana; LINHARES, Maria Yedda. Historia Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

CARVALHO, José Murilo de. A Construção da Ordem: A elite política imperial = Teatro de Sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

 

História da Política Exterior do Brasil

Carga horária: 30 horas

Docente responsável: Diego Marques Morlim

Ementa:

O reconhecimento da independência e a política exterior do Primeiro Reinado (1822-1831) e da Regência (1831-1840). A política exterior do Segundo Reinado (1840-1889), as questões de fronteira e as relações com o Império Britânico e os Estados Unidos. A Guerra do Paraguai. A obra de Rio Branco. O Brasil na Primeira Guerra Mundial e na Liga das Nações. Política externa da Era Vargas, relações com os EUA. A “Operação Panamericana” e a “política externa independente”. Política externa brasileira para a América Latina e a África. O Brasil na Organização das Nações Unidas e no Mercosul. Acumulado histórico da diplomacia brasileira (1822-2010).

Bibliografia básica:

CERVO, Amado Luiz. Inserção internacional do Brasil: formação dos conceitos. São Paulo: Saraiva, 2008.

ALBUQUERQUE, José Guilhon (org.). Sessenta anos de política externa brasileira (1930- 1990). 4 volumes. São Paulo: Cultura/NUPRI, 1996/2000.

BANDEIRA, Moniz. Brasil-Estados Unidos: a rivalidade emergente (1950-1988). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

CERVO, Amado Luiz; BUENO, Clodoaldo. História da política exterior do Bra sil. 4ª ed., Brasília: UnB, 2011.

GARCIA, Eugênio Vargas. Cronologia das relações internacionais do Brasil. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

 

Geografia

Carga horária: 30 horas

Docente responsável: Matheus Hoffmann Pfrimer

Ementa:

As principais correntes teóricas e metodológicas da Geografia. A Geografia da População: distribuição espacial da população no mundo e no Brasil; migrações; dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida. Geografia Econômica: globalização e divisão internacional do trabalho; formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais; energia, logística e re-ordenamento territorial pós-fordista; disparidades regionais e planejamento no Brasil. Geografia Agrária: distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais; estruturação e funcionamento do agronegócio no mundo e no Brasil; estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. Geografia Urbana: urbanização e redes de cidades; conurbação, metropolização e cidades-mundiais; dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras; o papel das cidades-médias na modernização do Brasil. Geografia Política: teorias geopolíticas e poder mundial; as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço; relações Estado-território; formação territorial do Brasil. Geografia e gestão ambiental: meio ambiente nas relações internacionais; macrodivisão natural do espaço brasileiro (biomas, domínios e ecossistemas); política e gestão ambiental no Brasil.

Bibliografia básica:

BECKER, Bertha K. Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.

IANNI, Octavio. Estado e planejamento econômico no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1992.

HAESBAERT, Rogério (org.). Globalização e Fragmentação no Mundo Contemporâneo. Rio de Janeiro: Eduf, 1998.

 

Política Internacional

Carga horária: 30 horas

Docente responsável: Geisa Cunha Franco

Ementa:

Teoria das Relações internacionais. Oriente Médio: a questão palestina, o Irã, o Iraque. Sistema financeiro internacional e sua reforma. Desarmamento e não-proliferação nuclear. Meio ambiente. Direitos Humanos. A reforma das Nações Unidas. Comércio internacional. Organização Mundial do Comércio (OMC). Desenvolvimento, pobreza e ações de combate à fome. Terrorismo e Narcotráfico.

Bibliografia básica:

ALTEMANI, Henrique; LESSA, Antonio Carlos. Relações internacionais do Brasil: temas e agendas (Volumes I e II) São Paulo: Saraiva, 2006.

BARRAL, Welber (Org.). O Brasil e a OMC. Curitiba: Juruá, 2002.

CARVALHO RAMOS, André de. Processo Internacional de Direitos Humanos. 2ª ed., São Paulo: Saraiva, 2012.

ESTEVES, P. (org.) Instituições Internacionais: segurança, comércio e integração. Belo Horizonte: Editora da Puc Minas, 2003.

SEITENFUS, Ricardo. Manual das Organizações Internacionais. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 4ª edição, 2005.

PECEQUILO, Cristina Soreanu. Política Internacional: manual do candidato. Brasília: FUNAG, 2012.

SANTOS, Cristiane (ed.). Reformas na ONU. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2005.

 

Relações Internacionais do Brasil

Carga horária: 30 horas

Docente responsável: Diego Trindade d’Ávila Magalhães

Ementa:

A política externa argentina, norte-americana, francesa, inglesa, alemã, japonesa, russa, chinesa e indiana e relações com o Brasil. América do Sul e Mercosul. Relações do Brasil com os demais países do hemisfério, a União Europeia, a África e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Bibliografia básica:

DATHEIN, Ricardo (org.). Parceiros estratégicos para a inserção internacional do Brasil: Américas. Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 2012. Vol. 1.

DATHEIN, Ricardo (org.). Parceiros estratégicos para a inserção internacional do Brasil: Ásia, África e Europa. Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 2012. Vol. 2.

FUNDAÇÃO ALEXANDRE DE GUSMÃO – FUNAG. Conferência Nacional de Política Externa e Política Internacional– III CNPEPI – o Brasil no mundo que vem aí. Seminário Preparatório sobre a Índia. Brasília: FUNAG, 2008

ZAKARIA, Fareed. O mundo pós-americano. São Paulo: Companhia das Letras, 2008

 

Direito Constitucional

Carga horária: 21 horas

Docente responsável: Lana Carmo de Araújo

Ementa:

Normas jurídicas: características e hierarquia. Constituição: conceito, classificações, primado da Constituição, controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos. Fatos e atos jurídicos: elementos, classificação e vícios do ato e do negócio jurídico. Estado: características, elementos, soberania, formas de Estado, confederação, república e monarquia, sistemas de governo (presidencialista e parlamentarista), estado democrático de direito. Personalidade jurídica, organização dos poderes e processo legislativo no direito brasileiro. Princípios, direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal de 1988 (CF/88), competências da União, dos Estados-membros e dos municípios e características do Distrito Federal. Atividade administrativa do Estado brasileiro: princípios constitucionais da administração pública e dos servidores públicos, controle de legalidade dos atos da Administração Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro

Bibliografia básica:

PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional Descomplicado. São Paulo: Método, 2013.

MASSON, Nathália. Manual de Direito Constitucional. Salvador: Ed. JusPODIVM, 2013.

NOVELINO, Marcelo. Manual de Direito Constitucional. São Paulo: Método, 2013.

 

Direito Internacional

Carga horária: 30 horas

Docente responsável: João Henrique Roriz

Ementa:

Caráter jurídico do direito internacional público (DIP): fundamento de validade da norma jurídica internacional; DIP e direito interno; DIP e direito internacional privado (Lei de Introdução ao Código Civil). Fontes do DIP: Estatuto da Corte Internacional de Justiça (artigo 38); atos unilaterais do Estado; decisões de organizações internacionais; normas imperativas (jus cogens). Sujeitos do DIP: Estados [conceito; requisitos; território; população (nacionalidade, condição jurídica do estrangeiro, deportação, expulsão e extradição); governo e capacidade de entrar em relações com os demais Estados; surgimento e reconhecimento (de Estado e de governo); sucessão; responsabilidade internacional; jurisdição e imunidade de jurisdição; diplomatas e cônsules: privilégios e imunidades; organizações internacionais (definição, elementos constitutivos, classificação, personalidade jurídica), Organização das Nações Unidas (ONU); Santa Sé e Estado da Cidade do Vaticano; indivíduo. Solução pacífica de controvérsias internacionais (artigo 33 da Carta da ONU): meios diplomáticos, políticos e jurisdicionais (arbitragem e tribunais internacionais). Direito internacional dos direitos humanos: proteção (âmbito internacional e regional); tribunais internacionais. Direito internacional humanitário; direito do refugiado. Direito da integração: noções gerais; MERCOSUL (gênese, estrutura institucional, solução de controvérsias).Direito da integração: noções gerais; União Europeia (gênese, estrutura institucional, solução de controvérsias). Direito do comércio internacional: conhecimentos elementares; Organização Mundial do Comércio (gênese, estrutura institucional, solução de controvérsias). Cooperação jurídica internacional em matéria penal

Bibliografia básica:

MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Curso de Direito Internacional Público. São Paulo: R. dos Tribunais, 2013.

MELLO, Celso de Albuquerque. Curso de Direito Internacional Público. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

REZEK, José Francisco. Direito Internacional Público: curso elementar. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

Economia Brasileira

Carga horária: 30 horas

Docente responsável: Flávia Rezende Campos

Ementa:

A economia brasileira no século XIX. Políticas econômicas e evolução da economia brasileira na Primeira República. A crise de 1929 e a industrialização brasileira na década dos trinta. O impacto da Segunda Guerra sobre a economia brasileira e os desdobramentos subsequentes. A Nova Fase de Industrialização. O Plano de Metas

O Período 1962-1967. A desaceleração no crescimento. Reformas no sistema fiscal e financeiro. Políticas antiinflacionárias. Política salarial. A Retomada do Crescimento 1968-1973. A desaceleração e o segundo PND. A crise dos anos oitenta. A interrupção do financiamento externo e as políticas de ajuste. Aceleração inflacionária e os planos de combate à inflação. Os anos noventa. Abertura comercial e financeira. A indústria, a inflação e o balanço de pagamentos. Pensamento econômico e desenvolvimentismo no Brasil. Economia Brasileira Contemporânea.

Bibliografia básica:

BAER, Werner. A Econômica Brasileira: uma breve análise desde o período colonial até os anos 70. São Paulo, Nobel, 2002.

FURTADO, Celso. Economia Brasileira. Rio de Janeiro: A Noite, 1954.

LEITE, Antônio Dias. A Economia Brasileira: de onde viemos e onde estamos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

 

Teoria Econômica

Carga horária: 30 horas

Docente responsável: Caio Cordeiro Resende

Docentes participantes: Aline Regina Alves Martins

Ementa:

Demanda do Consumidor. Preferências. Curvas de indiferença. Restrição orçamentária. Equilíbrio do consumidor. Mudanças de equilíbrio, efeito-preço, efeito-renda e efeito-substituição. Taxa marginal de substituição. Curva de demanda. Deslocamento da curva e ao longo da curva. Elasticidade-preço e elasticidade-renda. Classificação de bens. Excedente do consumidor. Oferta do Produtor. Fatores de produção. Função de produção. Isoquantas. Elasticidade-preço da oferta. Rendimentos de fator. Rendimentos de escala. Custos de produção. Excedente do produtor. Concorrência Perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolística e Oligopólio. Comportamento das empresas. Determinação de preços e quantidades de equilíbrio. Contabilidade Nacional. Os conceitos de Produto e Renda Interna, Produto e Renda Nacional, Renda Disponível Bruta, Poupança Bruta Doméstica e capacidade ou necessidade de Financiamento Externo. Conceitos e cálculo do Déficit Público. A Conta de Balanço de Pagamentos: estrutura e cálculo do resultado do Balanço. Números Índices. Deflator Implícito e Índices de Preço ao Consumidor. Evolução do pensamento macroeconômico. Keynesianismo, monetarismo e escolas posteriores. Mercado de trabalho. Determinação do nível de emprego. Funções da moeda. Criação e distribuição de moeda. Oferta da moeda e mecanismos de controle. Procura da moeda. Papel do Banco Central. Moeda e preços no longo prazo. Poupança e investimento. Sistema financeiro. Flutuações econômicas no curto prazo. Oferta e demanda agregadas. Papel das políticas monetária e fiscal. Inflação e desemprego. Política comercial. Efeitos de tarifas, quotas e outros instrumentos de política governamental. Teorias clássicas do comércio. Vantagens absolutas e comparativas. Pensamento neoclássico e liberalismo comercial. A crítica de Prebisch e da Cepal.

Bibliografia básica:

CANO, Wilson. Introdução à Economia: uma abordagem crítica. São Paulo: UNESP, 2007.

KRUGMAN, Paul; OBSTFELD, Maurice. Economia Internacional: teoria e prática. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2005.

MANKIW, Gregory N. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

 

Inglês Avançado

Carga horária: 30 horas

Docente responsável: Alexandre de Araújo Badim

Ementa:

Compreensão de textos escritos em língua inglesa. Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto.

Bibliografia básica:

BLANCHARD, Karen Lourie; ROOT, Christine. Get Ready to Write: a beginning writing text. New York: Longman, 1998.

COLLIS, Harry. 101 American Customs: understanding American language and culture through common practices. Lincolnwood: Passport Books, 2000.

BRAZIL, David. A Grammar of Speech. Oxford: Oxford University Press, 1995.

 

Ortografia e Redação

Carga horária: 21 horas

Docente responsável: Leosmar Aparecido da Silva

Ementa:

Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. Morfossintaxe. Semântica. Vocabulário. Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.

Bibliografia básica:

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

KORYTOWSKI, Ivo. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: o que muda e o que continua igual na língua portuguesa. Brasília: Senado Federal, 2009.

PERINI, Mário. A Gramática Gerativa: introdução ao estudo da sintaxe portuguesa. Belo Horizonte: Vigília, 1985.

 

Literatura Brasileira

Carga horária: 21 horas

Docente responsável: Wilson José Flores Júnior

Ementa:

Movimentos artístico-literários no Brasil e no mundo. Clássicos da literatura brasileira. Leitura e produção de textos. Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual.

Bibliografia básica:

ASSIS, Machado. Esaú e Jacó. São Paulo: Klick, 1999.

FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: formação do patronato político brasileiro. São Paulo: Globo, 1998.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

MOTTA, Lourenço Dantas (Org.). Introdução ao Brasil: um banquete no trópico. Vol. 1 São Paulo: SENAC, 2004.

PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

Listar Todas Voltar