Weby shortcut
Marca da FCS - Faculdade de Ciências Sociais
Professor da UFG participa de conferência na Alemanha
apoiado pela FAPEG

Professor da UFG (coord. do Curso de Especialização em Diplomacia e Relações Internacionais) participa de conferência na Alemanha apoiado pela FAPEG

Professor da UFG participa de conferência na Alemanha
apoiado pela FAPEG

Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), participa de conferência internacional sobre os 30 anos da Queda do Muro de Berlim, na Alemanha. "Queda do Muro de Berlim foi um marco da era em que vivemos, conhecida como pós-Guerra Fria. 1989 simboliza a ruína da União Soviética, a superpotência que liderava o mundo socialista e rivalizava com os Estados Unidos", comenta Diego T. D. Magalhães, Coordenador da Graduação em Relações Internacionais e da Especialização em Diplomacia e Relações Internacionais da UFG. Ele participou do evento organizado pelo Institute for Cultural Diplomacy. Participaram também diversas autoridades políticas da Europa, da África, da Ásia e das Américas, além de professores e estudantes universitários de diversos lugares.

No evento, o representante do Ministério da Defesa alemão proferiu fala esclarecedora sobre a postura pacífica do país. Proferiram interessantes palestras os ex-Chefes de Estado da Armênia e da Letônia, ex-juízes de cortes internacionais, assim como parlamentares da Alemanha, do Quênia e de Burundi. De perspectivas bem diferentes, desenvolveram-se reflexões sobre o momento de 1989 e paralelos com a conjuntura atual.

Para além do evento sobre a Queda do Muro de Berlim, o professor Diego organizou, junto com o seu ex-supervisor de pos-doutorado Professor Boike Rehbein, o Workshop "Globalization in the 21st Century". Participaram outros três pesquisadores alemães desta iniciativa conjunta da UFG e da Universidade Humboldt de Berlim.

O professor Diego argumenta que o termo "globalização" é mais apropriado do que "pós-Guerra Fria" para definir a política internacional contemporânea, pois aquele "é um dos principais fenômenos internacionais que transformaram quase todos os aspectos de quase todos os povos do planeta". Para ele, "estudar a influência da globalização sobre países é tão importante quanto analisar o poder dos países sobre a globalização". Partindo dessa perspectiva, ele apresentará naqueles eventos a sua teoria para aferir e comparar o poder dos países sobre a globalização.

Ambos os eventos foram sediados em Berlim entre os dias 4 e 10 novembro de 2019. Realizam-se na cidade centenas de eventos esta semana sobre o tema da Queda do Muro de Berlim.

Abaixo, mais informações.
Evento: Workshop "Globalization in the 21st Century"
Local: Humboldt Universität zu Berlin (Invalidenstr. 110)
Data: 04/11/2019
Referência: diegotdm@ufg.br

Evento: Berlin Wall 30
Local: Institute for Cultural Diplomacy (Soltauerstr. 18-22)
Data: 06 a 10/11/2019
Referência: http://www.berlinwall30.de/

 

Conferência Alemanha

Conferência Alemanha 2